Saiba mais sobre a recuperação da cirurgia do pâncreas
A recuperação da cirurgia do pâncreas demanda atenção específica, considerando que se trata de um procedimento delicado e envolto em riscos — assim como acontece com qualquer intervenção invasiva.
Mas é a partir da boa relação com o seu médico especialista e a compreensão do que deve ser feito antes e após a operação você vai retomar a sua energia e disposição o mais rapidamente possível.
Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber a respeito da recuperação de cirurgia do pâncreas após um diagnóstico de câncer na região ou de outros problemas localizados!
Tipos de cirurgia do pâncreas
Existem vários tipos de cirurgia do pâncreas cujo intuito é remover os tumores dessa região.
Os principais procedimentos realizados para tratamento de doenças do pâncreas são:
- Duodenopancreatectomia: consiste na remoção da cabeça do pâncreas, duodeno e/ ou parte do estômago;
- Pancreatectomia total: remove inteiramente o pâncreas;
- Pancreatectomia distal: remoção da cauda do pâncreas e eventualmente o baço.
Saiba mais: quais são os sintomas do câncer de pâncreas
Pós-operatório de cirurgia do pâncreas
O pós-operatório é o primeiro passo para a plena recuperação de cirurgia do pâncreas. O tempo de internação depende do estado de saúde do paciente e também da sua resposta natural de recuperação. Por se tratarem de procedimentos muito complexos, a alta hospitalar pode demorar vários dias e depende de qual procedimento foi realizado.
A duodenopancreatectomia e pancreatectomia total são cirurgias de alta complexidade que exigem muitos dias de internação hospitalar, em geral 10 a 15 dias. A alta depende da ocorrência ou não de complicações cirúrgicas graves, que podem ocorrer em até 20% dos casos. Já pancreatectomias distais são procedimentos de porte um pouco menor e muitas vezes são realizados por via minimamente invasiva, de forma que a recuperação é mais rápida e pacientes ficam menos de 7 dias no hospital.
Veja também: os melhores tratamentos para o câncer de pâncreas
As atividades diárias podem ser gradualmente retomadas após 30 dias — exercícios físicos mais intensos, contudo, só são encorajados após 2 meses.
Seu médico de confiança também pode prescrever o uso de medicamentos analgésicos para a dor, e também uma dieta específica para os primeiros dias pós-operatório.
Recuperação após alta médica
No que diz respeito à alimentação, especificamente, a recuperação de uma cirurgia do pâncreas demanda atenção sobre o assunto.
Confira, a seguir, alguns pontos-chave a serem considerados para conferir mais segurança e menos desconforto ao paciente:
- A saciedade acontece com facilidade, no pós-operatório, e por isso pequenos lanches devem ser inseridos entre as refeições;
- Alimentos macios e pastosos, inicialmente, são uma alternativa recomendada;
- Dieta com pouca gordura é essencial porque o corpo vai ter dificuldade para processá-la após a cirurgia;
- Carências de algumas vitaminas devem ser observadas por um tempo, também.
Após cirurgias que removem a cabeça do pâncreas, quase sempre é necessária reposição de enzimas pancreáticas que auxiliam na digestão.
Todo paciente submetido a pancreatectomia total precisa de acompanhamento especializado com endocrinologista para tratamento de diabetes. Em pacientes submetidos a pancreatectomias distais o risco de diabetes é bem menor, de 15 a 25%, mesmo assim é preciso vigilância dos níveis de açúcar no sangue pelo menos uma vez ao ano.
Conclusão
A recuperação da cirurgia de pâncreas leva tempo e, dependendo da gravidade da situação, também exige um cuidado extra para monitorar o estado de saúde e a própria resposta do indivíduo. Afinal, é uma intervenção invasiva e merece toda a atenção possível.
Mas deve ter ficado claro que a indicação e recomendação médica é de suma importância para que o paciente alcance os resultados esperados o quanto antes.
E vale destacar, por fim, que a recuperação, na verdade, varia conforme cada pessoa. Mas é essencial, que o processo transcorra conforme a orientação médica, contar com profissionais especializados para que a recuperação ocorra sem imprevisto. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso blog.
E aproveite para agendar uma consulta e entender melhor qualquer condição que esteja te afetando no momento!