Quando optar por um médico especialista em pâncreas?
Um especialista em pâncreas deve ser procurado quando essa pequena glândula (que pode medir até 25 cm de comprimento) apresenta algum problema de funcionamento. Afinal, isso compromete direta ou indiretamente a sua capacidade de produzir hormônios, como a insulina, o glucagon e a somatostatina.
Doenças potencialmente graves podem afetar o órgão. Por isso, ter o conhecimento e atenção a sintomas podem te ajudar a identificar um problema, que, com a ajuda de um especialista em pâncreas, irá conduzir com precisão o quadro clínico.
Para que serve o pâncreas e quais as principais doenças?
Localizado no abdômen, atrás do estômago, o órgão tem três áreas distintas: cabeça, corpo e cauda, e em sua totalidade, a glândula opera com duas funcionalidades no corpo humano.
A primeira é a função endócrina, que vai responder pela produção de insulina (que, por sua vez, serve para controlar o nível de glicemia no sangue). A outra é a exócrina, que produz as enzimas envolvidas na digestão e também na absorção de alimentos.
Qualquer deficiência na região pode afetar uma ou ambas as funções, o que compromete a qualidade de vida como um todo. E, no geral, os quadros mais comuns que podem vir a comprometer o órgão são:
- Fibrose cística;
- Diabetes;
- Pancreatite;
- Câncer de pâncreas.
Saiba mais: os melhores tratamentos para o câncer de pâncreas
Qual médico cuida do pâncreas?
Essa glândula faz parte do sistema digestivo e, por conta disso, o especialista em pâncreas é o cirurgião do aparelho digestivo. Isso porque, esse profissional cuida de toda a área do trato gastrointestinal que vai da boca até o ânus.
Assim, o médico em questão é indicado para desconfortos associados à região. Por exemplo, uma dor no estômago, cólicas intestinais ou mesmo alteração nas fezes. Mas o quadro de condições clínicas que ele trata pode ser ainda mais amplo.
Quando optar por um médico especialista em pâncreas?
Como destacamos, uma série de desconfortos pode indicar que, direta ou indiretamente, existe um problema no pâncreas. Até por isso, vale a pena ficar de olho em sintomas persistentes que podem incluir:
- Dores na região do abdômen — dessas que surgem súbita, progressivamente forte, além de contínua;
- Desconforto ao deitar-se de costas;
- Diarreia (especialmente, quando é percebida a eliminação de gordura junto com as fezes);
- Náuseas;
- Vômitos;
- Sensação de desconforto após alimentar-se (com episódios de dor, normalmente).
Dessa maneira, fica mais fácil identificar a necessidade de buscar um especialista em pâncreas.
Inclusive, um diagnóstico só pode ser confirmado após exames de imagem, como o ultrassom, a tomografia, a colangiografia ou mesmo a ressonância magnética.
As intervenções cirúrgicas no pâncreas são procedimentos de alta complexidade, portanto, quanto mais procedimentos daquele o médico faz anualmente, melhores serão seus resultados. Isso pode parecer intuitivo, mas existem fortes evidências científicas que corroboram essa afirmação.
Leia também: conheça os sintomas do câncer de pâncreas
Conclusão
Um especialista em pâncreas pode analisar a situação com mais precisão, agilidade e eficiência, bem como oferecer tratamento com melhores resultados. Por isso, qualquer sintoma ou desconforto que leve a uma suspeita de problema localizado no órgão, não hesite em procurar auxílio médico.
Caso esteja à procura de um médico especialista em pâncreas, com ampla atuação nesse segmento, agende uma consulta com o Dr. Guilherme Namur.