Indicações da cirurgia robótica para o aparelho digestivo
A cirurgia robótica é realizada por meio de uma plataforma de alta tecnologia , que apesar do nome, não realiza autônoma por um robô. A máquina apenas responde aos comandos do cirurgião, que fica ao lado da mesa do paciente para poder realizar o procedimento.
É por isso que a técnica também é chamada de cirurgia assistida por robô. Atualmente, existem duas plataformas robóticas no Brasil: “da Vinci Si®” e “da Vinci Xi®”, ambas produzidas pela Intuitive , uma empresa americana de alta tecnologia.
Além de ser um procedimento minimamente invasivo, a cirurgia robótica apresenta muitas vantagens em relação ao método laparoscópico convencional, como maior precisão e alto nível de segurança .
A seguir, você vai entender melhor como funciona a cirurgia robótica e quando ela é indicada em casos de problemas no aparelho digestivo. Confira!
Como funciona a cirurgia robótica?
Neste procedimento, o robô possui uma câmera que gera imagens 3D . Além disso, possui pinças articuladas capazes de executar movimentos com precisão superior à da mão humana. O equipamento é composto por três elementos:
- Uma central , que gerencia as informações e processa as imagens em três dimensões;
- Um console , que permite que o cirurgião veja as imagens em 3D ;
- O robô propriamente dito, que é acoplado ao paciente que se submeterá ao procedimento cirúrgico.
Vale ressaltar que o robô não opera autonomamente, apenas recebe as ordens do cirurgião. Contudo, diante de qualquer imprevisto, o aparelho aciona um comando de segurança, interrompendo a máquina.
Como é um equipamento altamente sofisticado, apresenta importantes vantagens em relação à cirurgia aberta e à cirurgia laparoscópica convencional, como:
- Melhor visão da profundidade da região a ser tratada;
- Movimentos mais precisos realizados pelas pinças robóticas;
- Método minimamente invasivo , com menores cortes e menos sangramento;
- Redução de dor e complicações no pós-operatório ;
- Menor tempo de internação e recuperação mais rápida;
- Melhor ergonomia para o cirurgião, o que evita fadiga em cirurgias demoradas.
Por esses motivos, o robô é um excelente instrumento para cirurgias mais complexas , sendo indicado para diversas patologias, como as da área:
- Urológica;
- Ginecológica;
- Torácica;
- Cardíaca;
- De cabeça e pescoço;
- Relacionadas ao aparelho digestivo.
Quando esse procedimento é indicado em relação ao aparelho digestivo?
O aparelho digestivo é composto por diversos órgãos, como boca, faringe, esôfago, estômago, intestino, pâncreas, fígado e ânus. Esse sistema pode ser acometido por várias patologias, como:
- Cânceres digestivos;
- Refluxo gastroesofágico;
- Pancreatite;
- Hérnia abdominal;
- Cálculos biliares.
Por ser um sistema de alta complexidade, o aparelho digestivo pode ser bastante beneficiado com a cirurgia robótica. A técnica é indicada sobretudo para casos de câncer, que pode ocorrer em diferentes órgãos, como pâncreas, estômago, esôfago e reto.
Além dos cânceres digestivos, a cirurgia robótica também é indicada para:
- Hérnias abdominais;
- Refluxos complexos;
- Procedimento bariátrico;
- Reintervenção sobre a transição esôfago-gástrica.
Como essas patologias exigem cirurgias muito complexas, o uso do robô contribui para conferir maior precisão ao procedimento.
No caso do câncer de pâncreas, por exemplo, é preciso realizar dissecções muito delicadas e reconstruções através de complexas com anastomoses. Assim, a opção pela cirurgia robótica se torna muito mais vantajosa do que a laparoscópica convencional.
Quer obter mais informações sobre a saúde do sistema digestivo? Então acompanhe nossa
Central Educativa e esclareça suas dúvidas!