Cirurgia do Aparelho Digestivo
AGENDE UMA CONSULTA: (11) 2251-5622
Ligue Hoje: (11) 2251-5622
Rua Pamplona, 145, Conjunto 1801 - São Paulo, SP
Horário de Atendimento
Segunda à sexta das 08h às 20h

Câncer de Pâncreas

Dr. Guilherme Namur > Tratamentos Cirúrgicos > Câncer de Pâncreas

O que é?

O tipo mais comum de câncer de Pâncreas é adenocarcinoma, correspondendo a 90% do total de casos diagnosticados. Os sintomas dependem da região em que o tumor está localizado, mas, na maioria dos casos, é possível notar a perda de apetite, perda de peso e a icterícia, caracterizada pela coloração amarela da pele e da esclera.

O pâncreas localiza-se na região superior do abdômen, atrás do estômago o que pode dificultar o diagnóstico da doença, que geralmente ocorre tardiamente, em estágios mais avançados.
Normalmente, os exames solicitados para o diagnóstico são exame de sangue, Ultrassonografia de Abdome, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. Algumas vezes é necessária biópsia para a confirmação do diagnóstico, principalmente quando o paciente for receber quimioterapia.

A obesidade e o tabagismo são os principais fatores de risco para câncer de pâncreas, portanto, dentre as medidas para evitar essa doença, as principais são não fumar e principalmente, perder peso. Alguns cistos no pâncreas também podem aumentar o risco de câncer e por isso devem ser acompanhados por especialistas, o que geralmente é feito através de exames de imagem, como a Ressonância Magnética.

As chances de cura estão relacionadas ao estágio da doença. Se descoberto em fase inicial, há chances de cura.
O tratamento do câncer de pâncreas é cirúrgico, feito através de cirurgias de alta complexidade em que se realiza a retirada do tumor. Quase sempre, os pacientes recebem quimioterapia após a cirurgia, o que aumenta a chance de sucesso do tratamento.
Mais recentemente, os pacientes com lesões mais avançadas, que antigamente não eram candidatos a ressecção, tem feito tratamento neoadjuvante, ou seja, antes da cirurgia, o que aumentou as taxas de ressecabilidade destes tumores.

Essa doença não apresenta sintomas precoces,ou seja, nos estágios iniciais do tumor o que o que causa dificuldade no diagnóstico e  cura. Os mais comuns são:

  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Icterícia, caracterizada pela coloração amarelada da pele e esclera (branco dos olhos);
  • Dores abdominais de leve ou forte intensidade, que pode irradiar para região lombar;
  • Anemia;
  • Cansaço;
  • Diabetes tipo 2, sobretudo quando aparece em pacientes mais idosos, o que é incomum.

A cirurgia tem como objetivo a remoção do tumor com margens (a distância entre o tumor e o tecido normal) livres. O tipo de cirurgia depende da localização da lesão:
Tumores da Cabeça do Pâncreas: localização mais comum, exige uma cirurgia extensa e complexa, chamada Gastroduodenopancreatectomia (GDP), que exige a remoção de parte do estômago, todo o duodeno, a cabeça do pâncreas e parte das vias biliares.
Tumores da Cauda do Pâncreas: para essas lesões é realizada pancreatectomia distal. Só a cauda do pâncreas é removida junto com o baço.
As cirurgias para tratamento do câncer do pâncreas podem ser realizadas de forma minimamente invasiva, ou seja, por pequenas incisões na pele, com uso da Laparoscopia, cirurgia realizada por vídeo, ou com auxílio do robô.

Dúvidas Frequentes

Sim. Os fatores de risco ao desenvolvimento dessa doença são obesidade, tabagismo e consumo crônico de álcool. Além disso, diabetes, pancreatite crônica e determinadas síndromes genéticas (como, por exemplo, pancreatite hereditária) são também fatores de risco.

As causas dessa doença ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, sabe-se que há fatores de risco, mas grande parte dos tumores acontecem por obra do acaso, devido a uma série de mutações genéticas aleatórias.

Agende uma consulta

Ligue Para Nós
(11) 2251-5622
Envie um WhatsApp
(11) 97401-1276
Envie um Email
contato@guilhermenamur.com.br
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Abrir Whatsapp
1
Clínica em São Paulo: Agende Sua Consulta pelo Whatsapp.
Powered by